Canoagem na minha vida

A canoagem na minha vida, passou a ser atividade constante a partir do ano de 2009. Em 2008, o canoísta olímpico Sebastián Cuattrin, me convidou durante o lançamento do meu livro “Caminhando com as próprias pernas”, em Santos para remar. Fui conhecer a modalidade. Foi demais! Comecei a treinar…

Passaram alguns meses, já remando, quando recebi um convite do canoísta Fábio Paiva, um dos ícones e percursores da canoagem no Brasil. Paiva, me convidou para uma ida até o Farol da Moela no Guarujá. A saída seria da cidade de Santos. Cerca de 30 km remando ( ida e volta).

Fomos num caiaque duplo e de certa forma, cruzar os mares foi uma das maiores sensações que pude conhecer na canoagem.Quando comecei a remar, tive uma sensação muito interessante pois consegui unir a liberdade e interação com a natureza propiciada pelo surf juntamente com o treino de força e resistência do triathlon, esportes que eu conhecia bem. Desde que comecei a remar de caiaque, pude conhecer lugares diferentes que sem dúvida, me inspiraram pra muita coisa. É como despertar dentro de si, novas sensações através do contato direto com a natureza. Algo que falando fica difícil explicar, mas quem rema sabe bem o que estou dizendo.

Desde então venho remando bastante. Já fiz a Volta da Ilha de Santo Amaro (Guarujá), 76 km, junto com o Ronaldo Mello num caiaque duplo. Veja o vídeo

DSCN0522
Fabio Paiva e Pauê durante Expedição Superágua.

E, recentemente, há meses atrás, junto com o Fábio Paiva e uma equipe de apoio, viemos da cidade de Parati (RJ) até Santos (SP), uma experiência com cerca de 400km em 10 dias. Veja o vídeo

Nesse último final de semana, fiz um treino bem rotineiro, um percurso muito conhecido por quem frequenta as praias de Santos e Guarujá. Atualmente, remar é treinar, desenvolver novos projetos, sintonizar com a espiritualidade e também um estilo de vida. Obrigado Sebástian e Fabio por terem me apresentado esse esporte tão maravilhoso!

planilha treino
Treino realizado no último sábado, dia 02/11/2013.

Fomos até a praia do Moisés, um praia militar, que leva esse nome pois num passado distante, lá morou um eremita chamado Moisés. O treino rendeu boas risadas e visuais incríveis.

praia do Moises
Praia do Moisés, reserva militar, localizada em Guarujá (SP).

Caiaque
Caiaque Modelo Surfsky, ideal para travessias oceânicas.

Bica
Pauê integrado com a natureza.